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Guias de Transporte com erro para cliente espanhol   

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Bom Dia,

Preciso da vossa ajuda na seguinte situação:

O cliente cria Guias de Transporte para um cliente espanhol. Essas Guias não são comunicadas à AT por se tratar de um cliente diferente de Portugal.

No entanto, o cliente tem várias filiais em Portugal e Espanha.

Quando a morada de descarga é realizada numa das filiais em Espanha, não dá erro ao criar a GT.

Quando a morada de descarga é realizada numa das filiais do cliente em Portugal (morada alterativa na ficha de cliente) dá o seguinte erro, embora o código postal esteja devidamente preenchido:

“REST service returned unexpected status code 400 ‘BadRequest’.DispatchRegistrationFailed – O registo da fatura falhou.33 – O serviço da Autoridade Tributária encontrou uma exceção: simple-type 1: element PostalCode of type https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/}PostalCodePT may not be empty.”

Como podemos resolver este erro?

 

 

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Criado há 1 ano e 11 meses armandomarques
armandomarques Loyal Contributor
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Bom dia

Segundo regras da AT, os transportes para clientes estrangeiros não têm de ser comunicados mas, por outro lado todos os transportes com local de descarga em PT devem ser comunicados. Trata-se de uma contradição da própria AT.

Após validar com os colegas da segunda linha, a informação constante no separador faturação do documento é validada, pelo que deve conter uma morada em território nacional bem como um nif válido.

Segundo a indicação dada, tendo o cliente o armazém em PT terá de existir uma entidade que irá rececionar a mercadoria, podendo ser o representante fiscal do cliente que terá um NIF iniciado por 980. Esta informação deverá ser a entidade usada no separador faturação (morada / nif):

- definir um cliente português correspondente ao revendedor
- definir como entidades associadas o cliente português e o cliente Espanhol
- emitir a GR com o cliente Espanhol na entidade comercial, o cliente português na entidade de faturação e as moradas de carga e descarga com a morada do cliente português. Desta forma, é gerado o código da AT e a GR é impressa com a morada do cliente português.
- Posteriormente, emitir a FA com o cliente Espanhol na entidade comercial e na entidade de faturação e aceder à Transformação de Documentos indicando "Comercial" no Tipo de Entidade.
- transformar a GR anterior para a FA e voltar a colocar o cliente Espanhol na entidade de faturação (NOTA : A transformação colocou o cliente português na entidade de faturação porque é assim que estava na GR). Desta forma, a FA é impressa com a morada do cliente Espanhol.
- NOTA FINAL : a GR e a FA deve ser emitidas com o IVA português porque a mercadoria não chega a sair de Portugal.

Um outro workaround podemos sugerir para estas situações e para as quais já obtivemos telefonicamente aprovação por parte da AT:

• Emissão de um documento global (não tem destinatário nem local de descarga), o que permite mais tarde transformar este documento numa fatura para o cliente em causa; ou,
• Emissão de um documento de transporte normal, cujo emitente e destinatário seriam a mesma empresa, com local de carga no armazém do remetente e descarga no local previsto para entregar a mercadoria em território português.

Ambas as soluções permitem a comunicação do documento sendo a primeira mais utilizável uma vez que permite seguir o processo no nosso ERP.

No entanto, aconselhamos sempre a que o cliente exponha este cenário junto da AT para obtenção de resposta sobre como proceder.

Questão no Forum: Erro emissão Código AT nas Guias de Transporte e Remessa para clientes estrangeiros

 

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Criado há 1 ano e 11 meses thiagonikitin
thiagonikitin Loyal Contributor