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Guias de transporte para Fornecedor Espanhol mas com descarga em PT   

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Viva.

Tenho um cliente que pretende emitir uma guia de transporte a um Fornecedor espanhol  mas a descarga será em Portugal.

Foi associado a este fornecedor uma morada de descarga em Portugal, que surge corretamente preenchida no separador das descargas, contudo, ao emitir a Guia dá o seguinte erro:

“O serviço REST devolveu o código do estado inesperado 400 ‘BadRequest’.DispatchRegistrationFailed – O registo da fatura falhou.33 – O serviço da Autoridade Tributária encontrou uma exceção: simple-type 1: element PostalCode of type {https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/}PostalCodePT may not be empty.”

Já estive a ler no forum algo semelhante que aconteceu com um cliente a a solução passava por alterar a morada no separador Fatura.

No editor de compras, que não tem esse separador, como ultrapassar este problema, sem ser emitir a guia no site da AT?

Obrigado.

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Compras
ERP v10
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Criado há 1 ano e 1 dia hugomartinsincenteacom
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Segundo regras da AT, os transportes para clientes estrangeiros não têm de ser comunicados mas, por outro lado todos os transportes com local de descarga em PT devem ser comunicados. Trata-se de uma contradição da própria AT.

Após validar com os colegas da segunda linha, a informação constante no separador faturação do documento é validada, pelo que deve conter uma morada em território nacional bem como um nif válido.

Segundo a indicação dada, tendo o cliente o armazém em PT terá de existir uma entidade que irá rececionar a mercadoria, podendo ser o representante fiscal do cliente que terá um NIF iniciado por 980. Esta informação deverá ser a entidade usada no separador faturação (morada / nif):

- definir um cliente português correspondente ao revendedor
- definir como entidades associadas o cliente português e o cliente Espanhol
- emitir a GR com o cliente Espanhol na entidade comercial, o cliente português na entidade de faturação e as moradas de carga e descarga com a morada do cliente português. Desta forma, é gerado o código da AT e a GR é impressa com a morada do cliente português.
- Posteriormente, emitir a FA com o cliente Espanhol na entidade comercial e na entidade de faturação e aceder à Transformação de Documentos indicando "Comercial" no Tipo de Entidade.
- transformar a GR anterior para a FA e voltar a colocar o cliente Espanhol na entidade de faturação (NOTA : A transformação colocou o cliente português na entidade de faturação porque é assim que estava na GR). Desta forma, a FA é impressa com a morada do cliente Espanhol.
- NOTA FINAL : a GR e a FA deve ser emitidas com o IVA português porque a mercadoria não chega a sair de Portugal.

Um outro workaround podemos sugerir para estas situações e para as quais já obtivemos telefonicamente aprovação por parte da AT:

• Emissão de um documento global (não tem destinatário nem local de descarga), o que permite mais tarde transformar este documento numa fatura para o cliente em causa; ou,
• Emissão de um documento de transporte normal, cujo emitente e destinatário seriam a mesma empresa, com local de carga no armazém do remetente e descarga no local previsto para entregar a mercadoria em território português.

Ambas as soluções permitem a comunicação do documento sendo a primeira mais utilizável uma vez que permite seguir o processo no nosso ERP.

No entanto, aconselhamos sempre a que o cliente exponha este cenário junto da AT para obtenção de resposta sobre como proceder.

Questão no Forum: Erro emissão Código AT nas Guias de Transporte e Remessa para clientes estrangeiros

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Criado há 1 ano e 1 dia ruinunes
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ruinunes Most Valuable Professional
    Comments
    Bom dia Rui. Agradecido pela prontidão no apoio, mas eu já tinha lido essa informação. Neste caso é um Fornecedor e não cliente, pelo que no editor de compras não tem o separador Fatura.
    1 ano e 1 dia
    hugomartinsincenteacom