♥ 0 | Viva. Tenho um cliente que pretende emitir uma guia de transporte a um Fornecedor espanhol mas a descarga será em Portugal. Foi associado a este fornecedor uma morada de descarga em Portugal, que surge corretamente preenchida no separador das descargas, contudo, ao emitir a Guia dá o seguinte erro: “O serviço REST devolveu o código do estado inesperado 400 ‘BadRequest’.DispatchRegistrationFailed – O registo da fatura falhou.33 – O serviço da Autoridade Tributária encontrou uma exceção: simple-type 1: element PostalCode of type {https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/}PostalCodePT may not be empty.” Já estive a ler no forum algo semelhante que aconteceu com um cliente a a solução passava por alterar a morada no separador Fatura. No editor de compras, que não tem esse separador, como ultrapassar este problema, sem ser emitir a guia no site da AT? Obrigado. Marked as spam |
Private answer Segundo regras da AT, os transportes para clientes estrangeiros não têm de ser comunicados mas, por outro lado todos os transportes com local de descarga em PT devem ser comunicados. Trata-se de uma contradição da própria AT. Após validar com os colegas da segunda linha, a informação constante no separador faturação do documento é validada, pelo que deve conter uma morada em território nacional bem como um nif válido. Segundo a indicação dada, tendo o cliente o armazém em PT terá de existir uma entidade que irá rececionar a mercadoria, podendo ser o representante fiscal do cliente que terá um NIF iniciado por 980. Esta informação deverá ser a entidade usada no separador faturação (morada / nif): - definir um cliente português correspondente ao revendedor Um outro workaround podemos sugerir para estas situações e para as quais já obtivemos telefonicamente aprovação por parte da AT: • Emissão de um documento global (não tem destinatário nem local de descarga), o que permite mais tarde transformar este documento numa fatura para o cliente em causa; ou, Ambas as soluções permitem a comunicação do documento sendo a primeira mais utilizável uma vez que permite seguir o processo no nosso ERP. No entanto, aconselhamos sempre a que o cliente exponha este cenário junto da AT para obtenção de resposta sobre como proceder. Questão no Forum: Erro emissão Código AT nas Guias de Transporte e Remessa para clientes estrangeiros Marked as spam Comments Bom dia Rui.
Agradecido pela prontidão no apoio, mas eu já tinha lido essa informação.
Neste caso é um Fornecedor e não cliente, pelo que no editor de compras não tem o separador Fatura. |