| ♥ 0 | Boa tarde Após a atualização para a Service Release 7, verifico que a numeração/codificação dos diferentes tipos de documentos que utilizamos está a ser modificada quando emitimos novos documentos, isto é: -antes de atualizar, a ultima fatura que tinha feito na série 2022 era a numero 1788, que ao imprimir saiu identificada como “Fatura FA 2022/1788”; -após a atualização, ao emitir a fatura seguinte com o numero 1789, no momento da impressão, fiquei baralhado, a identificação do documento que saiu impressa foi “Fatura FT FA.2022/1789” -na geração do ficheiro SAFT verifico que as faturas vão identificadas também de maneira diferente:
Como poderemos justificar esta alteração perante a autoridade tributaria? Como é que uma atualização de software vai modificar a maneira como os documentos atuais dentro da mesma série estão a ser comunicados ás finanças, acho que essas alterações apenas deveriam ser aplicadas a novas séries criadas após a atualização. Marked as spam |
| Private answer Esta informação consta na documentação do Help Center, nas FAQ´s nº 15 e nº 16, em: https://helpcenter.primaverabss.com/v10/marketing-vendas/administrador-vendas/artigo/qrcode-atcud-e-comunicacao-de-series/#perguntasfrequentes O suporte à comunicação de séries no ERP PRIMAVERA tem impacto na composição do campo InvoiceNo no SAF-T. Esta alteração deve-se ao facto que dentro do mesmo tipo fiscal do documento não podem existir séries com a mesma nomenclatura. No ERP passa a existir o conceito de série fiscal, sendo que esta é composta pelos seguintes atributos:
Série fiscal: <Filial>.<Cod.Doc.Interno>.<Série.Interna> O código fiscal do documento passa a ser composto pelos seguintes atributos:
Código fiscal do documento: <Tipo.Fiscal>(Espaço)<Serie.Fiscal>/<Numero.Documento> Exemplo: Para um documento com:
O código fiscal do documento (InvoiceNo) será: FT FA.2022/1 Se tiver filiais: FT 001.FA.2022/1 A alteração à lógica de documento fiscal e série fiscal no ERP, não tem qualquer impacto com a sequencialidade das chaves de certificação dos documentos. O ERP PRIMAVERA garante que o InvoiceNo utilizado respeita o modelo existente à data da criação do documento. Ou seja, para documentos criados antes da atualização para esta versão serão sempre apresentados / impressos com a lógica antiga (FA 2022/1). Mas para documentos criados após atualização já serão criados de acordo com a nova lógica (FT FA.2022/1). A impressão de documentos respeitará o que estiver registado no documento, assim como a exportação do ficheiro SAF-T. Desta forma, não é necessário criarem séries novas para comunicar à AT, assim como para continuar a trabalhar na aplicação. Esta atualização apenas tem impacto ao nível da impressão e reporting para SAF-T. Não necessita de fazer nenhuma configuração. Marked as spam | |
| Private answer Caro Armando, "A comunicação das séries dos documentos só devem ser efetuados em 2023. Não devem fazer comunicação das séries em Séries de 2022, uma vez que a obrigatoriedade é apenas a 01/01/2023" , como assim? Não podemos comunicar as séries de 2022 após actualização da SR7? Grata. Marked as spam Comments Eu não disse em momento algum que deveriam comunicar as séries de 2022. O ERP, com a atualização da SR7, atualiza a codificação das mesmas. Caro Armando, certo.
Aguardaremos então com expectativa os procedimentos a efectuar para a resolução da situação identificada na questão do colega Nelson.
Muito grata. | |
| Private answer Esta situação ocorreu em todos os clientes que atualizaram para a SR7. Garantidamente não foram efetuadas quaisquer comunicações de séries. Dado que ainda não foram enviados os ficheiros SAF-T de setembro, acho razoável que a Primavera avalie o impacto desta situação e possa emitir indicação dos procedimentos a efetuar. Não acho razoável abrir um ticket para cada cliente a reportar esta situação. Marked as spam Comments Não valerá a pena abrir mais tickets, uma vez que bastará um para analisarmos. Depois atualizo a conclusão desta análise, por esta via. @hildebertorocha, por favor veja o comentário que coloquei. | |
| Private answer Não fiz comunicação de nenhuma série. Vou então abrir ticket de suporte. Marked as spam Comments A instalação da SR 7 altera a codificação da séries existentes mesmo estas não sendo comunicadas. De acordo com o descrito pelo @nelsontavares o comportamento esperado é esse. Em documentos efetuados após a atualização são impressos com a nova estrutura da série e enviados para o SAFT com esta nova codificação.
Vamos criar uma nova FAQ com a descrição de alteração de comportamento pós atualização da SR7 e partilharei aqui. | |
| Private answer Partimos do principio que a situação está a ocorrer porque efetuaram a comunicação da Série de 2022. Se assim não for sugiro que proceda à abertura de um pedido de suporte para análise por parte da nossa equipa. A comunicação das séries dos documentos só devem ser efetuados em 2023. Não devem fazer comunicação das séries em Séries de 2022, uma vez que a obrigatoriedade é apenas a 01/01/2023. A alteração da codificação foi implementada de acordo com os requisitos de comunicação. Esta a ser colocado a descrição do tipo de documento + código da designação fiscal do tipo de documento, Código de documento de PRIMAVERA.Série/numerador. No Saft, leva apenas o código do tipo de documento fiscal. Marked as spam |