♥ 0 | As Finanças mudaram o método de acesso ao Portal eFATURA. Por defeito, aparece a opção de autenticação via Cartão de Cidadão (CC) ou Chave Móvel Digital (CMD).
Por este motivo, o PRIMAVERA Accouting Automation (PAA) não está a conseguir autenticar-se no Portal eFATURA e obter os documentos.
Parece que é muito recente (quarta-feira, 28-set-22, início da tarde), mas será que alguém está a ter o mesmo problema e se existe alguma interação da PRIMAVERA com a AT no sentido de ultrapassar esta situação ou exista algum update previsto (se bem que é tudo recente).
Obrigado!
NOTA: imagem em anexo com o ecrã do novo método de autenticação. Marked as spam |
Private answer Confirmamos a existência da situação, devido a alteração de validação no portal da AT. A solução para esta situação requer a atualização do módulo de PAA. Vamos publicar a alteração o mais breve possivel. PAA9 9.0000.1736 (publicada na tarde de 28/9/2022) - BID: 1024 PAA10 10.0000.0743 (publicada na tarde de 28/9/2022) - BID: 1023 Marked as spam Comments Uma vez que a alteração foi feita pela AT no Portal eFATURA, o que faria mais sentido é que a AT fosse sensibilizada a repor o método antigo ou pelo menos o método sugerido por defeito fosse o NIF + Senha. Como a PRIMAVERA tem contato privilegiado junto da AT e tem agora no Grupo PRIMAVERA outros fabricantes como ETICADATA, TOC ONLINE e SAFTOnline (julgo que também possam sofrer do mesmo problema), poderia haver um forcing neste sentido. Lançar para o mercado um update ao PAA não evitava o grande esforço dos parceiros em atualizar todo o parque e dar resposta em tempo útil aos Escritórios de Contabilidade. Desde já agradeço a sua atenção e acompanhamento da situação! @pedrocrespo Vamos publicar uma versão com a alteração. Quer dizer que ainda vai sair a atualização ? Neste momento não adianta atualizar o PAA certo? @susanasilva, @pedrocrespo @garrygonalves @marisafernandes Atualizei a informação da publicação da atualização de PAA. Na minha resposta. Obrigado Armando pela resposta Por um lado é bom saber que vamos ter uma atualização para resolver esta situação. Porém é pena que não seja possível pedir a intervenção na AT de modo que a autenticação NIF + Senha seja reposta como o 1º método de autenticação. O que é compreensível, pois o sistema é da AT e fazem o que bem entenderem, sem avaliar o impacto que isto tem nos softwares do mercado, como é o caso do PAA. Isto vai obrigar que os parceiros façam update ao parque de clientes. Além de não podermos dar resposta a todos os clientes em simultâneo que estão parados nos lançamento do eFATURA, também existem alguns casos que fazer upgrade tem implicações. Obrigado pelo seu pronto feedback! Obrigado Armando pela resposta.
A Primavera deveria enviar um comunicado técnico sobre o assunto. Bom dia, Depois da atualização para a versão PAA9 9.0000.1736 o PAA fica "A inicializar a aplicação.... Inicializar dados comuns..." e não abre. Já reparei a instalação, mas não resultou. Tinha atualizações do ERP que também instalei, mas não resulta Alguma dica @marisafernandes , recomendo o reinicio da máquina, tendo em conta o exposto. Bom dia, aconteceu-me o mesmo num cliente, após aguardar algum tempo (mais de 30 minutos) o PAA carregou a informação e ficou a funcionar corretamente.
Noutro cliente que acabei de instalar, continuava com o erro: Erro de autenticação no Portal da Autoridade Tributária/e-Fatura
Após reiniciar o servidor, já está a carregar a informação (penso que quanto mais empresas tiver maior será o tempo de espera no carregamento dos dados ). @madalenaviana se não reiniciou a máquina, sugiro que o façam. @armandogonalves
Após mais de 1 hora a ”Inicializar dados comuns” deu o seguinte erro :
This SqlTransaction has completed; it is no longer usable.
System.InvalidOperationException: This SqlTransaction has completed; it is no longer usable.
at PRIMAVERA.PAA.Entities.DadosIniciais.InitializeData()
at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.SetInitialData_Common()
at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.Main(String[] args)
Alguma luz sobre o que possa ser ? @armandogonalves obrigada pela pronta resposta. Mas já tinha reinicializado o servidor + postos e continua igual.
Vou deixar a inicializar durante a hora de almoço a ver se resulta @armandogonalves obrigada pela resposta, resultou. Após muito tempo a inicializar deu o seguinte erro:
System.InvalidOperationException: This SqlTransaction has completed; it is no longer usable.
at PRIMAVERA.PAA.Entities.DadosIniciais.InitializeData()
at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.SetInitialData_Common()
at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.Main(String[] args) Penso que é o mesmo já reportado! @marisafernandes, Suspeito que possuía uma versão que carece de alguma atualização de maior dimensão.
O problema ocorre pois esta build com novas funcionalidades faz uma migração de dados da primeira vez, que pode ser lenta.
mas chegará ao fim: é questão de esperar. Atenção: esta operação (atendendo à dimensão da BD) deverá/poderá ser demorada Após terminar este processo se mesmo assim o problema exposto persistir efetue o seguinte:
Reconstrução de índices: Exec sp_MSforeachtable"dbcc dbreindex('?')"
Apagar o histórico, para as limpar pode sempre correr o seguinte query: IF EXISTS ( SELECT ID FROM sysobjects WHERE (xtype='U') AND (name='DadosOrigem') )
EXEC(' DELETE FROM DadosOrigem ' ) IF EXISTS ( SELECT ID FROM sysobjects WHERE (xtype='U') AND (name='DadosValidados') )
EXEC(' DELETE FROM DadosValidados ' ) IF EXISTS ( SELECT ID FROM sysobjects WHERE (xtype='U') AND (name='DocumentoLinhaOrigem') )
EXEC(' DELETE FROM DocumentoLinhaOrigem ' ) Caso não se mantenha o problema sugiro a abertura de um pedido para análise da parte da equipa de suporte. Apos atualização do PAA para a versão 10.0000.0743.
Aparece o seguinte erro ao fazer a integração de uma fatura-recibo se for só fatura não tenho nenhum problema. A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto. System.NullReferenceException: A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto.
em PRIMAVERA.PAA.Entities.InnerLinhaBancariaUI..ctor(Documento pDocumento)
em PRIMAVERA.PAA.Entities.DocumentoUI..ctor(Documento DocumentoBase)
em PRIMAVERA.PAA.Entities.Business.Documento.DescodificarTemplate(Documento pDocumento, Boolean blnAgrupar) @armandogonalves voltei a iniciar e depois de algum tempo (+30min) conseguiu inicializar sem erros. Pelo que a solução passa em principio pela espera.
Muito obrigada pela ajuda! Após a atualização do PAA para a versão 10.0000.0743 a comunicação com a AT e a contabilização de documentos provenientes do e-fatura passou a funcionar corretamente. No entanto, na contabilização de documentos provenientes do SAF-T aparace o seguinte erro:
A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto.
System.NullReferenceException: A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto.
em PRIMAVERA.PAA.Entities.InnerLinhaBancariaUI..ctor(Documento pDocumento)
em PRIMAVERA.PAA.Entities.DocumentoUI..ctor(Documento DocumentoBase)
em PRIMAVERA.PAA.Entities.Business.Documento.DescodificarTemplate(Documento pDocumento, Boolean blnAgrupar) @josmoreira, A situação exposta trata-se de uma anomalia do PAA. BID: 1025. A correção já foi publicada ontem. | |
Private answer Nota: Caso surja alguma questão derivada com a atualização, sugerimos a colocação de um ticket de suporte para ser analisada a questão por parte da equipa de suporte PRIMAVERA. Marked as spam | |
Private answer Bom dia, Depois da atualização para a versão PAA9 9.0000.1736 o PAA fica "A inicializar a aplicação.... Inicializar dados comuns..." e não abre. Já reparei a instalação, mas não resultou. Tinha atualizações do ERP que também instalei, mas não resulta Alguma dica
Obrigada Marked as spam |