Forum
See question

PAA problema ao autenticar-se no Portal das Finanças   

116 views
0
0

As Finanças mudaram o método de acesso ao Portal eFATURA. Por defeito, aparece a opção de autenticação via Cartão de Cidadão (CC) ou Chave Móvel Digital (CMD).

 

Por este motivo, o PRIMAVERA Accouting Automation (PAA) não está a conseguir autenticar-se no Portal eFATURA e obter os documentos.

 

Parece que é muito recente (quarta-feira, 28-set-22, início da tarde), mas será que alguém está a ter o mesmo problema e se existe alguma interação da PRIMAVERA com a AT no sentido de ultrapassar esta situação ou exista algum update previsto (se bem que é tudo recente).

 

Obrigado!

 

NOTA: imagem em anexo com o ecrã do novo método de autenticação.

Faça login para poder traduzir
Accounting Automation
ERP v10
ERP v9
Attachments:
Marked as spam
Criado há 2 anos e 11 meses pedrocrespo
p
pedrocrespo Responsiveness Member
3 answers
5
Private answer

Confirmamos a existência da situação, devido a alteração de validação no portal da AT.

A solução para esta situação requer a atualização do módulo de PAA.

Vamos publicar a alteração o mais breve possivel.

PAA9 9.0000.1736 (publicada na tarde de 28/9/2022) - BID: 1024

PAA10 10.0000.0743 (publicada na tarde de 28/9/2022) - BID: 1023

Faça login para poder traduzir
Marked as spam
Criado há 2 anos e 11 meses armandogonalves
armandogonalves Most Valuable Professional
    Comments
    Uma vez que a alteração foi feita pela AT no Portal eFATURA, o que faria mais sentido é que a AT fosse sensibilizada a repor o método antigo ou pelo menos o método sugerido por defeito fosse o NIF + Senha. Como a PRIMAVERA tem contato privilegiado junto da AT e tem agora no Grupo PRIMAVERA outros fabricantes como ETICADATA, TOC ONLINE e SAFTOnline (julgo que também possam sofrer do mesmo problema), poderia haver um forcing neste sentido. Lançar para o mercado um update ao PAA não evitava o grande esforço dos parceiros em atualizar todo o parque e dar resposta em tempo útil aos Escritórios de Contabilidade. Desde já agradeço a sua atenção e acompanhamento da situação!
    2 anos e 11 meses
    pedrocrespo
      @pedrocrespo Vamos publicar uma versão com a alteração.
      2 anos e 11 meses
      armandogonalves
        Quer dizer que ainda vai sair a atualização ? Neste momento não adianta atualizar o PAA certo?
        2 anos e 11 meses
        susanasilva
          @susanasilva, @pedrocrespo @garrygonalves @marisafernandes Atualizei a informação da publicação da atualização de PAA. Na minha resposta.
          2 anos e 11 meses
          armandogonalves
            Obrigado Armando pela resposta
            2 anos e 11 meses
            garrygonalves
              Por um lado é bom saber que vamos ter uma atualização para resolver esta situação. Porém é pena que não seja possível pedir a intervenção na AT de modo que a autenticação NIF + Senha seja reposta como o 1º método de autenticação. O que é compreensível, pois o sistema é da AT e fazem o que bem entenderem, sem avaliar o impacto que isto tem nos softwares do mercado, como é o caso do PAA. Isto vai obrigar que os parceiros façam update ao parque de clientes. Além de não podermos dar resposta a todos os clientes em simultâneo que estão parados nos lançamento do eFATURA, também existem alguns casos que fazer upgrade tem implicações. Obrigado pelo seu pronto feedback!
              2 anos e 11 meses
              pedrocrespo
                Obrigado Armando pela resposta. A Primavera deveria enviar um comunicado técnico sobre o assunto.
                2 anos e 11 meses
                carmen
                  Bom dia, Depois da atualização para a versão PAA9 9.0000.1736 o PAA fica "A inicializar a aplicação.... Inicializar dados comuns..." e não abre. Já reparei a instalação, mas não resultou. Tinha atualizações do ERP que também instalei, mas não resulta Alguma dica
                  2 anos e 11 meses
                  marisafernandes
                    @marisafernandes , recomendo o reinicio da máquina, tendo em conta o exposto.
                    2 anos e 11 meses
                    armandogonalves
                      Bom dia, aconteceu-me o mesmo num cliente, após aguardar algum tempo (mais de 30 minutos) o PAA carregou a informação e ficou a funcionar corretamente. Noutro cliente que acabei de instalar, continuava com o erro: Erro de autenticação no Portal da Autoridade Tributária/e-Fatura Após reiniciar o servidor, já está a carregar a informação (penso que quanto mais empresas tiver maior será o tempo de espera no carregamento dos dados ).
                      2 anos e 11 meses
                      madalenaviana
                        @madalenaviana se não reiniciou a máquina, sugiro que o façam.
                        2 anos e 11 meses
                        armandogonalves
                          @armandogonalves Após mais de 1 hora a ”Inicializar dados comuns” deu o seguinte erro : This SqlTransaction has completed; it is no longer usable. System.InvalidOperationException: This SqlTransaction has completed; it is no longer usable. at PRIMAVERA.PAA.Entities.DadosIniciais.InitializeData() at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.SetInitialData_Common() at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.Main(String[] args) Alguma luz sobre o que possa ser ?
                          2 anos e 11 meses
                          mariomarques
                            @armandogonalves obrigada pela pronta resposta. Mas já tinha reinicializado o servidor + postos e continua igual. Vou deixar a inicializar durante a hora de almoço a ver se resulta
                            2 anos e 11 meses
                            marisafernandes
                              @armandogonalves obrigada pela resposta, resultou.
                              2 anos e 11 meses
                              madalenaviana
                                Após muito tempo a inicializar deu o seguinte erro: System.InvalidOperationException: This SqlTransaction has completed; it is no longer usable. at PRIMAVERA.PAA.Entities.DadosIniciais.InitializeData() at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.SetInitialData_Common() at PRIMAVERA.PAA.Win.Program.Main(String[] args) Penso que é o mesmo já reportado!
                                2 anos e 11 meses
                                marisafernandes
                                  @marisafernandes, Suspeito que possuía uma versão que carece de alguma atualização de maior dimensão. O problema ocorre pois esta build com novas funcionalidades faz uma migração de dados da primeira vez, que pode ser lenta. mas chegará ao fim: é questão de esperar. Atenção: esta operação (atendendo à dimensão da BD) deverá/poderá ser demorada Após terminar este processo se mesmo assim o problema exposto persistir efetue o seguinte: Reconstrução de índices:  Exec sp_MSforeachtable"dbcc dbreindex('?')"  Apagar o histórico, para as limpar pode sempre correr o seguinte query: IF EXISTS ( SELECT ID FROM sysobjects WHERE (xtype='U') AND (name='DadosOrigem') )     EXEC(' DELETE FROM DadosOrigem ' ) IF EXISTS ( SELECT ID FROM sysobjects WHERE (xtype='U') AND (name='DadosValidados') )     EXEC(' DELETE FROM DadosValidados ' ) IF EXISTS ( SELECT ID FROM sysobjects WHERE (xtype='U') AND (name='DocumentoLinhaOrigem') )     EXEC(' DELETE FROM DocumentoLinhaOrigem ' ) Caso não se mantenha o problema sugiro a abertura de um pedido para análise da parte da equipa de suporte.
                                  2 anos e 11 meses
                                  armandogonalves
                                    Apos atualização do PAA para a versão 10.0000.0743. Aparece o seguinte erro ao fazer a integração de uma fatura-recibo se for só fatura não tenho nenhum problema. A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto. System.NullReferenceException: A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto. em PRIMAVERA.PAA.Entities.InnerLinhaBancariaUI..ctor(Documento pDocumento) em PRIMAVERA.PAA.Entities.DocumentoUI..ctor(Documento DocumentoBase) em PRIMAVERA.PAA.Entities.Business.Documento.DescodificarTemplate(Documento pDocumento, Boolean blnAgrupar)
                                    2 anos e 11 meses
                                    mariagouveia
                                      @armandogonalves voltei a iniciar e depois de algum tempo (+30min) conseguiu inicializar sem erros. Pelo que a solução passa em principio pela espera. Muito obrigada pela ajuda!
                                      2 anos e 11 meses
                                      marisafernandes
                                        Após a atualização do PAA para a versão 10.0000.0743 a comunicação com a AT e a contabilização de documentos provenientes do e-fatura passou a funcionar corretamente. No entanto, na contabilização de documentos provenientes do SAF-T aparace o seguinte erro: A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto. System.NullReferenceException: A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto. em PRIMAVERA.PAA.Entities.InnerLinhaBancariaUI..ctor(Documento pDocumento) em PRIMAVERA.PAA.Entities.DocumentoUI..ctor(Documento DocumentoBase) em PRIMAVERA.PAA.Entities.Business.Documento.DescodificarTemplate(Documento pDocumento, Boolean blnAgrupar)
                                        2 anos e 11 meses
                                        josmoreira
                                          @josmoreira, A situação exposta trata-se de uma anomalia do PAA. BID: 1025. A correção já foi publicada ontem.
                                          2 anos e 11 meses
                                          armandogonalves
                                            0
                                            Private answer

                                            Nota: Caso surja alguma questão derivada com a atualização, sugerimos a colocação de um ticket de suporte para ser analisada a questão por parte da equipa de suporte PRIMAVERA.

                                            Faça login para poder traduzir
                                            Marked as spam
                                            Criado há 2 anos e 11 meses maria
                                            maria Most Valuable Professional
                                              0
                                              Private answer

                                              Bom dia,

                                              Depois da atualização para a versão PAA9 9.0000.1736 o PAA fica "A inicializar a aplicação.... Inicializar dados comuns..." e não abre.

                                              Já reparei a instalação, mas não resultou.

                                              Tinha atualizações do ERP que também instalei, mas não resulta

                                              Alguma dica

                                               

                                               

                                              Obrigada

                                              Faça login para poder traduzir
                                              Marked as spam
                                              Criado há 2 anos e 11 meses marisafernandes
                                              m
                                              marisafernandes Responsiveness Member