Forum
See question

Diferenças no portal da AT nos documento comunicados pela Primavera   

36 views
1
0

Temos clientes com diferenças no portal da AT nos documento comunicados pela Primavera:

 

O que está a causar isto e como resolver?

Faça login para poder traduzir
ERP v9
Marked as spam
Criado há 2 anos e 9 meses brunomanuelfortunatonbrega
4 answers
0
Private answer
Marked as spam
Criado há 2 anos e 8 meses silviacunha
s
silviacunha Iniciante
    0
    Private answer

    Tenho outro cliente com o mesmo problema, mas este tem 900 documentos.

    Como vou descobrir quais são os documentos?

    O que se pode corrigir no SAFT para evitar anular os documentos?

    Alguma sugestão?

    Faça login para poder traduzir
    Marked as spam
    Criado há 2 anos e 9 meses susanasilva
    s
    susanasilva Responsiveness Member
      0
      Private answer

      Olá.

      Conforme muito bem explicado pelo Armando, esta anomalia deve-se a uma diferença entre as linhas de artigo e o desconto. O que me foi possível concluir nos casos que vi foi que os clientes estariam a inserir artigos do tipo "mercadoria" nas linhas e um faziam um desconto do tipo "serviço" (conforme imagem anexa) ou vice-versa.

      A solução imediata foi anular o documento e verificar que o tipo de artigo condiz com o tipo de desconto.

      Faça login para poder traduzir
      Attachments:
      Marked as spam
      Criado há 2 anos e 9 meses brunomiguelbarbosadeazevedo
      b
      brunomiguelbarbosadeazevedo Responsiveness Member
        0
        Private answer

        Creio que a situação exposta trata-se da anomalia com o BID: 62804.

        Anomaly Id: 62804

        Title: [SAF-T] Valor de desconto (linhas especial) foi ignorado na comunicação da fatura

        Description

        Como Simular:

        • Numa Base de dados PT
        • Criar documentos de venda
          • Adicionar linha de artigo com iva 23%
          • Adicionar linha especial de desconto s/Mercadorias com iva 0%
        • Exportar ficheiro SAFT
        • Abrir portal da AT e validar ficheiro

        Resultado:

        • Valor de desconto foi ignorado na fatura

        Esperado:

        • Ao gravar o documento deve validar que a taxa de iva 0% existe nas linhas de mercadoria de modo a não gerar estas inconsistências.

        2 - High
        15/09/2022 07:46:38

        10/08/2022 14:41:26

         

        ModuleFamilyPublished In BuildPublished DatePrivateStateSolvedBy
        GCPL9009.1510.225325/08/2022 18:45:13FalseClosed

        Igual ao artigo: Anomalia no SAFT – PRIMAVERA Support Forum (primaverabss.com)

         

        Faça login para poder traduzir
        Marked as spam
        Criado há 2 anos e 9 meses armandogonalves
        armandogonalves Most Valuable Professional
          Comments
          Tenho este problema num cliente. Já identifiquei a fatura e tem a linha de desconto de serviços. Como posso resolver? O cliente está atualizado versão 10.10 e SR8.
          2 anos e 9 meses
          susanasilva
            @susanasilva Ver a resposta do colega @brunoazevedo.
            2 anos e 9 meses
            armandogonalves
              Eu vi, mas não posso anular a fatura. Se deixou fazer assim a fatura deveria sair no saft corretamente.
              2 anos e 9 meses
              susanasilva
                @susanasilva, Esse documento só foi criado porque a aplicação tinha o problema. Depois de corrigido o problema na anomalia indicado não é possivel gerar um documento de igual forma. A correção passa por fazê-lo com documento de estorno ou entrega dessa forma apesar de aparecer a mensagem. O SAFT é admitido mesmo com esse aviso. Em alternativa corrigir o SAF-T diretamente, mas fica incoerente com o que se encontra na aplicação.
                2 anos e 9 meses
                armandogonalves
                  " entrega dessa forma apesar de aparecer a mensagem " - não deixa submeter assim
                  2 anos e 9 meses
                  susanasilva
                    Também não deixa fazer estorno (porque já valida). Tem mesmo de se anular a fatura. O SAFT já passou com a fatura anulada.
                    2 anos e 9 meses
                    susanasilva
                      @armandogonalves como podemos resolver problemas anteriores? Tenho clientes com SAFT comunicado com erros de há 2 a 3 meses a trás, como posso resolver estas situações? Já agora temos forma de detetar no Primavera documentos que estejam neste estado?
                      2 anos e 9 meses
                      brunomanuelfortunatonbrega
                        Tenho safts de autofaturação, com apenas um documento,uma linha de artigo serviço, em que estão a devolver o erro e não deixa submeter.
                        2 anos e 9 meses
                        carmen
                          @carmen Este item não tem nada a ver com autofaturação, mas sim saft normal. Sugiro a criação de uma questão nova com a descrição exata do problema. Esta questão é de v9 e não sei se o problema que tem é de v9 ou v10.
                          2 anos e 9 meses
                          armandogonalves
                            @armandogonalves , trata-se da V9. Ultima atualização. Apenas preenche igual valor no Totaldebit calculado e TotalCredit
                            2 anos e 9 meses
                            carmen
                              @carmen, Sugiro a abertura de um ticket de suporte para que a equipa analise a situação em concreto.
                              2 anos e 9 meses
                              armandogonalves
                                Boa tarde, O erro ainda persiste, não foi resolvido na sua totalidade. Tendo um desconto sobre mercadoria com a respetiva taxa de iva e com a regra "inversão de sujeito passivo" na linha do desconto gera valores errados no saft. Cabeçalho fica correto linhas incorretas.
                                2 anos e 8 meses
                                silviacunha