♥ 0 | Bom dia, Sem querer, um cliente devido à pergunta que aparece quando abrimos a comunicação das séries, comunicou a finalização de uma série. A série aparece como inativa na configuração do documento, e nem sequer conseguimos consultar os documentos já gravados. Conseguimos ultrapassar de alguma forma esta situação? Marked as spam |
Private answer Bom dia, Se for igual à v9 é ir no menu superior, Preferências - Logística e Tesouraria - Activar a opção "Visualizar séries inativas".
Também já deixei a questão como finalizar séries que não tiveram documentos emitidos, mas ainda não tive resposta. Por isso na abertura do ano para já só tenho criado as séries que efetivamente o cliente usa. Marked as spam Comments Obrigado, na V10 resultou Caro António Mota, a finalização de séries não é obrigatória, segundo a AT: "A comunicação de finalização de uma série não constitui uma obrigação. Trata-se de uma funcionalidade disponibilizada no sentido de apoiar os sujeitos passivos, na visualização e gestão das séries em uso e das finalizadas. Permite ainda adequar a apresentação da informação no Portal das Finanças, nomeadamente para maior usabilidade. Constitui igualmente um controlo adicional de segurança no caso de utilização indevida, inclusive por terceiros, de um código de validação de série que já não está em uso."
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/questoes_frequentes/Pages/faqs-00883.aspx @patriciapinto Muito obrigado pelo esclarecimento.
Dessa forma a Primavera poderia desligar aquele aviso chato cada vez que se vai à "Comunicação de Séries". Ou pelo menos sugerir finalizar as series que tiveram documentos emitidos, as restantes que eventualmente tenham sido comunicadas mas sem movimentos deixar de incomodar com o aviso, pois não é possível finalizar nem anular. |